quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como abrir um ateliê de costura


Como abrir um ateliê de costuraAs roupas vendidas em lojas estão cada vez mais parecidas umas com as outras e  a impressão que se tem é de que os fornecedores são os mesmos, ainda que haja grande diversidade de estabelecimentos. Outro detalhe também reparado por muita gente é que os preços estão ficando cada vez mais altos, deixando consumidores a ver navios. Por conta desses dois aspectos, uma aposta que deve ser feita por aqueles que querem abrir um negócio é então montar um ateliê de costura. Mas quais seriam os atrativos de ter um negócio como esse?

O que um ateliê de costura pode oferecer aos seus clientes

Um ateliê de costura é um negócio voltado para confecção de vestimentas exclusivas para serem usadas tanto em situações mais comuns, como trabalho e reuniões com amigos, por exemplo, até mesmo para eventos, casamentos, teatro, cinema e muito mais.
Com a possibilidade de colocar a roupa conforme a vontade do cliente, a chance de ter muito sucesso é enorme, visto que muitas pessoas não querem ficar muito parecidas umas com as outras, essencialmente em determinadas ocasiões.
É importante que os profissionais do ateliê de costura que atuem diretamente na produção dos vestuários tenham em mente que a roupa faz parte da identidade de cada pessoa e os gostos devem ser respeitados sempre.

Como está o mercado de ateliê de costura

O mercado para aqueles que pretendem abrir um ateliê de costura está em franca expansão. Hoje em dia, o Brasil é reconhecido mundialmente por ter profissionais criativos e dinâmicos, favorecendo então para belas produções, em pequena ou larga escala, a depender de quem vai abrir o negócio.
Por conta de ter tanta gente já atuando, é um mercado que possui muitos concorrentes, mas o importante é verificar que roupas de grife e boutiques talvez não estejam competindo diretamente pelos clientes. Isso por conta de um detalhe básico: a personalização. As grandes lojas e redes famosas possuem muita mercadoria de qualidade e em quantidade, impulsionando os preços para baixo, contudo, não conseguem oferecer aos clientes algo tão pessoal, tão criado pelo próprio consumidor, cuja ideia original tenha saído daquele que busca uma roupa. E é nesse aspecto que os empreendedores devem focar suas atenções.
Uma característica muito forte de um ateliê de costura é que existem determinadas datas que o movimento aumenta muito, tais como o mês de maio (mês das noivas), natal, ano novo, carnaval, dia das mães, dos pais, namorados etc. Assim, as vendas aumentam muito, em contrapartida, o dono do negócio deve estar preparado para esses momentos do ano.

Onde o ateliê de costura deve ser localizado

A localização de um ateliê de costura é essencial para o sucesso do negócio e precisa estar diretamente ligado à estratégia daqueles que querem ganhar dinheiro com isso. Os clientes não podem ter trabalho, precisam chegar ao local rapidamente e sem grandes esforços, porque qualquer empecilho pode ser o suficiente para fazer a clientela desistir.
Como se trata de algo tão intimista, precisa estar em um lugar onde haja muitas pessoas por perto, pois são essas que vão contratar os serviços de um ateliê de costura. Dentro de bairros residenciais, em ruas principais, em shoppings, em centros comerciais, próximo a escolhas, universidades e mercados são alguns pontos que o negócio deve estar.
Além desses detalhes, outra orientação de localização do negócio é que ele esteja com impostos e taxas em dia, com alvará para o seu funcionamento e em lugares onde existem perfeitas condições de luz, água, segurança e internet. Todos esses pormenores são básicos e devem existir em um ateliê de costura.

Estrutura física e funcionários de um ateliê de costura

A estrutura do ateliê de costura é bem simplória, exigindo apenas espaço para atender os clientes. Deve existir nesse local um balcão, uma saleta para que as medidas sejam retiradas, provadores, uma sala para as costura e ainda uma outra para espera. Nessa última, é necessário que tenha sofá, televisão, mesa de centro, calculadora, porta revista, telefone, impressora, fax e revistas de moda.
As máquinas necessárias são as de costura interloc, pespontadeira, de costura reta industrial, overloc industrial e galoneira semi-industrial. Essas devem estar ligadas ao tipo de costura que será oferecido na empresa.
O número de profissionais que vai trabalhar dependerá diretamente do tamanho do empreendimento. Mas para começar com um pequeno é preciso ter ao menos quatro funcionários, sendo um para atendimento e três para produção. O caixa poderá ficar nas mãos do próprio dono do ateliê de costura.
Uma atenção que o empreendedor terá de ter será com as tais épocas em que o movimento é muito grande. Contratar pessoas só nessas fases é uma saída para poder dar conta do recado sem prejuízos de qualquer espécie.

Como tornar o ateliê de costura conhecido

Uma forma bastante tradicional e eficaz de tornar o ateliê de costura conhecido é colocá-lo bem a vista de todos os possíveis consumidores e como se trata de um ateliê de costura, nada melhor do que fazer folders e cartões que possam chegar às mãos dos clientes facilmente.
Esses materiais devem ser colocados à disposição onde os possíveis clientes deverão estar: mercados, farmácias, escolas, universidades, cursos, etc.
Fazer um site também não é nada mal, ainda mais que estamos em tempos em que a informação é fundamental para qualquer tipo de negócio ou transação comercial. Mostrar como o trabalho é feito, os serviços oferecidos, possíveis prazos de entrega e missão, valores e visão do ateliê de costura são aspectos essenciais.
Não deixe também de usar as redes sociais, pois elas são perfeitas para quem quer fazer publicidade de maneira mais eficiente e espontânea. Hoje em dia, diversos teóricos afirmam que o futuro da propaganda está nas relações entre as pessoas, que podem ser vistas nas redes sociais.

Como conseguir diversificar o ateliê de costura e ganhar mais espaço

Uma boa oportunidade para quem quer ampliar a atuação do ateliê de costura é tentar diversificar o negócio, enxergar nos concorrentes alguns aspectos que falham e que podem ser melhorados. Ou talvez ainda agregar mais serviços para que possa abarcar um grande número de clientes, tais como consertos de roupas, venda de acessórios, de roupas, alugando vestimentas e reaproveitando de vestimentas.
Outra maneira de se sobrepor e ter bastante destaque é acompanhar a moda, as tendências, as dicas dos especialistas e tudo o que envolve o mundo fashion. As atualizações são essenciais e para isso há muitas feiras e congressos.

Dicas de negócio para o ateliê de costura

Saiba que o sucesso de um empreendimento resulta de muitos fatores e um deles é a qualidade total do atendimento, que envolve ainda algumas características: atenção, respeito, comodidade são alguns dos pontos principais. Quando a clientela sentir isso de perto, tenha certeza que ela terá muita confiança, ficará satisfeita e voltará e/ou indicará para outras pessoas.
Conquiste o cliente da melhor forma possível e não deixe dar alguns mimos para que ele seja eternamente seu, tais como enviar cartões de aniversário, comunicar novos serviços e  produtos e ligar para lembrar quando existem promoções, além daquelas ações que já foram citadas.
Assinar algumas publicações referentes ao mundo da moda também são caminhos que podem ser feitos por aqueles que querem ter sucesso no ateliê de costura. Hoje em dia, existem também aquelas que são online, ficando bem mais fácil de ver as informações, mostrar aos clientes e muito mais.

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by:gustavo fundador

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