quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como abrir uma cachaçaria


Como abrir uma cachaçariaJá pensou em montar uma cachaçaria? Os empreendedores que atuam no ramo de alimentos e bebidas podem diversificar bastante o seu repertório porque existem diversos tipos de produtos para o consumo: basta escolher aquele que determinado bairro ou cidade ainda não têm. Uma boa ideia de negócio nesse sentido é montar uma cachaçaria, onde não apenas será comercializada a bebida genuinamente brasileira, como também o local servirá de balcão para apreciação do grande leque de opções existentes de cachaça e ainda outros serviços coadjuvantes.

Mercado de uma cachaçaria

A cachaça já foi considerada uma bebida consumida por pobres no passado, algo inferior. Contudo, atualmente, ela possui status de destilado apreciado por todos, independente de classe social, tendo a chance de uma aguardente de cana de alta qualidade ter valores tão altos ou superiores aos de bebidas tradicionalmente caras como um vinho, por exemplo.
O interesse pela bebida aumenta a cada dia, especialmente aquela de alambique, bem típica de uma cachaçaria. Sendo assim, o mercado se encontra em expansão, aberto a comerciantes que querem ter sucesso com um produto típico brasileiro.

Quem são os clientes de uma cachaçaria

Os clientes de uma cachaçaria são basicamente pessoas que buscam entretenimento, contudo, será preciso ter mais informações para definir essa clientela melhor. Para tal, será necessário fazer uma pesquisa de mercado a fim de verificar classe social, poder aquisitivo, hábitos e todos esses detalhes que permeiam a vida das pessoas. Essas informações são bastante importantes porque assim será possível identificar as marcas de cachaças que serão compradas para oferecer a todos e ainda definir o local onde a cachaçaria vai funcionar. Por exemplo, de nada adianta abrir um estabelecimento como esse em uma cidade ou bairro onde as pessoas não podem comprar os produtos, não têm condições financeiras de ir a uma cachaçaria.
Por conta desse detalhe, é imprescindível saber o quanto tais pessoas estão dispostas a pagar por tais produtos e serviços ou quanto elas reservam para o lazer. Todo esse conhecimento de tal realidade só é obtido por meio de pesquisa.

Concorrência de uma cachaçaria pode ser um indicativo do que falta na região

Analisar quais bares e restaurantes estão naquele local pretendido que poderá ser o escolhido para a cachaçaria é uma opção para verificar se há concorrentes por perto. Muitos bairros abrigam diversos tipos de restaurantes onde são oferecidas bebidas, inclusive cachaças, mas a cachaçaria é exclusiva, ela servirá os mais diferentes tipos delas, sendo já uma marca inicial de diferenciação.
Procurar saber como o serviço é feito pelos estabelecimentos já existentes, de que maneira as bebidas são servidas, armazenadas e todos esses pormenores são essenciais para o empreendedor de uma cachaçaria.

Fornecedores de uma cachaçaria

Os maiores fornecedores de cachaças estão localizados em Minas Gerais e também na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. São muitos sabores e marcas, por isso, o empreendedor deve buscá-los para poder negociar os produtos para sua cachaçaria.
Oferecer uma grande gama de cachaças é uma oportunidade que se tem de abarcar muitos clientes. Por conta disso, vale a pena adquirir bastante diversidade antes mesmo de abrir as portas da cachaçaria o público. Isso porque as pessoas querem experimentar e apreciar os milhares de tipos da bebida.

Localização da cachaçaria

cachaçaria deve estar localizada em um bairro onde há bastante movimentação de pessoas, mas especialmente que seja de fácil acesso a todos: àqueles que têm carro, como também quem não tem, que são os que dependem basicamente de transporte público.
Por conta desses detalhes, é preciso que haja estacionamento por perto, não necessariamente que seja da cachaçaria, mas que pelo menos tenha um próximo. Também é necessário que haja pontos de ônibus, metrô ou de quaisquer transportes públicos mais usados, para garantir o deslocamento dos clientes.
A rua também deve ser pavimentada, para não ficar com lama em dias de chuva. Ninguém quer ir a algum lugar para se divertir se tiver de encarar um tremendo desconforto e sujeira. Nesse sentido, mesmo que a rua seja asfaltada, é interessante procurar saber se ela não enche em dias de temporal, algo bem comum de ser visto nas grandes cidades.
A iluminação pública também deve ser levada em conta, assim como tratamento de esgoto e disponibilidade de água. São imprescindíveis esses serviços públicos. Nada pior a um estabelecimento onde há escassez de água para lavar louça ou para os clientes lavarem as mãos, por exemplo.
O aspecto legal do imóvel onde a cachaçaria funcionará também deve ser verificado, tais como saber se os impostos estão quitados, se existe permissão para atuar em tal bairro, etc. Tudo isso deve ser conferido na Prefeitura, pois ela reúne todas essas informações que são necessárias ao andamento do negócio.

Como tornar a cachaçaria conhecida

Uma cachaçaria pode tornar-se conhecida, primeiramente, usando um letreiro bastante chamativo. Contudo, o seu uso vai depender de autorização da Prefeitura, portanto, antes de colocá-lo a vista de todos, procure informar-se com o Governo Municipal.
Definido o público-alvo do estabelecimento, é hora de procurar saber quais mídias ele consome com mais frequência: quais jornais, rádios, sites e por onde esses clientes passam frequentemente (pode usar o outdoor). Assim, anúncios nesses meios de comunicação podem ser bastante eficientes para uma cachaçaria.
Montar um site também é tão importante quanto fazer publicidade nos veículos tradicionais, caso a clientela use a internet. Hoje em dia, as pessoas acham muitas informações somente pela rede mundial de computadores e assim uma página eletrônica dedicada ao negócio é uma chance que se tem de fazer uma espécie de publicidade e ao mesmo tempo de informar com mais detalhes sobre o negócio aos clientes.
No caso de atuar na internet, as redes sociais são ainda mais poderosas por seu caráter informal e amistoso. Pesquisas revelam que as pessoas acreditam muito mais no que um amigo indica do que em publicidade tradicional. Portanto, montar uma fan Page ou comunidade no Orkut e disseminar isso nas redes são opções de fazer com que o negócio se torne bem conhecido.

Dicas de negócio de uma cachaçaria

Quem vai abrir uma cachaçaria deve ter em mente que os clientes são aqueles que estão dispostos a pagar altos preços por determinadas marcas, mas é necessário ter uma gama de variedades para poder satisfazer aqueles que também não podem pagar tanto por isso.
Outra dica para quem quer abrir esse tipo de negócio é fazer com que o estabelecimento seja aconchegante e personalizado. Ninguém quer ir a uma cachaçaria que tenha a mesma cara dos bares comuns, as pessoas querem sentir-se em um lugar diferente, confortável e muito arrojado. Contratar um decorador para fazer o melhor no ambiente é um caminho para alcançar esse objetivo.
Uma boa decoração não torna apenas o lugar um tanto quanto mais atraente, mas também serve de cenário para gravações de filmes, fotografias e novelas. Por isso, abrir as portas da cachaçaria para locação desses momentos também é interessante.
Não só oferecer as cachaças, mas também outros serviços é muito bom para atrair clientes e fidelizá-los. Contratar grupos musicais, cantores ou músicos que tocam diversos tipos de instrumentos são uma maneira de fazer uma programação mensal e assim os clientes poderão organizar-se e irem ao local sempre que aqueles favoritos estiverem tocando na casa.
Eventos fechados, como festas de fim de ano de empresas e comemoração de aniversários, por exemplo, também podem ser oferecidos pela cachaçaria.

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by:gustavo fundador

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