quarta-feira, 30 de maio de 2012

COMO MONTAR UMA FARMACIA


Comprimidos saido de uma tela de programa.
Veja neste artigo, dicas de como montar uma farmácia e lucrar com seu novo empreendimento. Como na maioria dos negócios, ao montar uma farmácia de sucesso, a localização (ponto) tem caráter decisivo. Além de o ponto ser adequado (tamanho mínimo exigido pela vigilância sanitária, instalações, etc.) deve ser um ponto com bom fluxo de pessoas / veículos, estacionamento, vizinhança adequada e sem excesso de concorrência. Quanto maior a densidade populacional da região melhor.
Assim, é necessário avaliar bastante antes de escolher o ponto para montar a farmácia. Com o objetivo de diminuir os riscos do negócio, imobilizando menos capital, a melhor escolha é por alugar um ponto e não comprar. Para verificar se no local escolhido pode montar uma farmácia é preciso verificar junto à Prefeitura, no setor responsável pelo plano diretor da cidade.

Clientes Potenciais

Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), a área de abrangência de atendimento de uma drogaria deve ter no mínimo 10 mil clientes potenciais. Porém, podemos constatar em algumas cidades que mesmo com um número menor de clientes potenciais por farmácia ainda é possível ter uma empresa lucrativa, quase como em uma relação de causa e efeito quanto maior os clientes potenciais, maior as vendas e conseqüentemente o lucro.

Concorrentes

Além de avaliar o tamanho do mercado consumidor (clientes potenciais) é preciso avaliar o tamanho da concorrência. Uma sugestão é usar o Google Maps, digite um CEP da região onde você pretende montar a farmácia, imprima ou salve o mapa e marque nele a localização de cada concorrente, desta maneira fica bem mais fácil visualizar.
Visite seus concorrentes, verifique os produtos que eles vendem e o que fazem para fidelizar seus clientes, quais os serviços agregados aos produtos (entrega em domicílio, prazo de pagamento, medir pressão, etc.). Avalie tudo que eles fazem e veja como você pode fazer melhor.

Fornecedores

Normalmente já existem empresas distribuidoras que vendem grande parte dos produtos que você terá na farmácia, assim você terá poucos fornecedores. Outra alternativa é ligar nos laboratorios e solicitar o contado dos distribuidores. Normalmente seus fornecedores já têm uma boa idéia do estoque inicial necessário, ouça com um senso crítico, e analisando se realmente é necessária aquela quantidade de produtos no estoque, dado o prazo de entrega e volume de vendas.

Produtos

Os produtos comercializados em uma farmácia são basicamente medicamentos monitorados, medicamentos liberados, artigos de higiene pessoal, artigos de perfumaria, linha hospitalar,fraldas, leite em pó, e em alguns casos até produtos de conveniência como sorvetes, refrigerantes, chocolates, etc.; permitidos pela vigilância sanitária de algumas cidades.

Equipamentos necessários para montar a farmácia:

• Prateleiras
• Vitrines;
• Materias hospitalares em geral;
• Móveis;
• Balcões;
• Computador;

Investimento Inicial para montar uma farmácia:

O valor do investimento inicial pode variar de R$ 30.000,00 até R$ 150.000,00, dependendo da estrutura física, localização, público alvo, estrutura de vendas à prazo escolhida pelo empreendedor. Por exemplo, o valor necessário montar uma farmácia em uma capital, com boa vizinhança e alto poder aquisitivo, certamente é muito maior do que montar uma farmácia no interior.
Outro comparativo é montar uma farmácia com política de vendas à prazo com 30/60/90 dias, o que demandará muito mais capital de giro, uma vez que você demorará a receber as vendas e comprará praticamente à vista, que é o tipo de compra usual de uma farmácia, o que conseqüentemente implicará em maior investimento inicial.

Mão de obra

A mão de obra pode ser especializada ou treinada pelo próprio farmacêutico responsável. A quantidade de funcionários também dependerá da estrutura da futura farmacia.

Registro da empresa

Além dos documentos normais para abrir uma empresa, que são registros Federal (Receita Federal do Brasil), Estadual (Junta Comercial do estado e Secretaria da Fazenda Estadual)e Municipal (Prefeitura), são necessários:
  • Alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária;
  • Responsável técnico habilitado;
  • Registro no Ministério da Saúde;
  • Registro no Conselho Regional de Farmácia.
Este artigo fala de modo geral sobre alguns aspectos da abertura de uma farmacia, porém, para garantir que sua farmacia tenha sucesso é preciso fazer um bom planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

by:gustavo fundador

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.