quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como abrir uma barbearia


Como abrir uma barbeariaJá imaginou abrir uma barbearia? Os grandes salões de beleza parecem tomar conta das cidades, com os seus serviços que atendem a todos os gostos e públicos. Só que ainda assim, muita gente não se sente à vontade em entrar nesses estabelecimentos porque esses aparentam ser muito caros, chiques e o detalhe que parece ser o fio da meada para quem é empreendedor: impessoais. Portanto, uma boa oportunidade de abrir um negócio ligado à beleza e higiene, como uma barbearia, é prestar atenção nesse sentido.


Quem são os clientes de uma barbearia

Os interessados em abrir uma barbearia devem levar em consideração quem será o cliente que o estabelecimento atenderá: pessoas do bairro, com poderes aquisitivos alto, médio, baixo, etc. Enfim, é necessário enfatizar o público-alvo para que possa então traçar um planejamento para começar a imaginar como será o negócio.
Escolhido o público que será contemplado, é o momento de pesquisar os hábitos dele: o que essas pessoas gostam de fazer, o que compram, o que gostariam de adquirir, quais são os seus hábitos, os seus costumes e tudo o mais deve ser levado em consideração, pois isso faz parte de um traçado de perfil dos possíveis clientes de uma barbearia.
Somente a partir desses dados será possível verificar quem o empreendedor atenderá e as formas mais eficientes e eficazes.

Reparando a concorrência de uma barbearia

É perfeitamente visível que aquela clássica barbearia, um pouco descuidada e que cobrava preços em conta, já está fora do cenário. Todas elas foram sumindo aos poucos exatamente porque os salões de beleza passaram a fazer o mesmo papel e de maneira mais confortável aos clientes. Contudo, é preciso analisar como esses salões estão atuando e verificar os possíveis espaços deixados por ele.
Uma lacuna que ficou é a seguinte: eles entraram no mercado, tomaram a clientela dasbarbearias, mas tornaram-se locais um tanto quanto impessoais e com preço de serviço acima da média do que era praticado antes. Nisso tudo, ficou um cliente que sente falta daquele velho amigo barbeiro e especialmente dos valores baixos.
É certo que muitas barbearias não tinham cuidado com conforto nem aparência e por conta disso podem ter perdido a vez para os maiores empreendimentos, mas ao mesmo tempo é certo também que há um público em meio a esse cenário que necessita de serviços mais baratos e intimistas em uma barbearia.
Se os salões de beleza estão disseminados por aí, sejam eles grandes ou pequenos, o empreendedor que quer abrir uma barbearia precisa analisar o que essas empresas estão oferecendo de tão positivo aos seus, para que possa então verificar os pontos fracos e tentar atuar baseando-se neles.

Como é o funcionamento de uma barbearia

O perfil mais comum de funcionamento de uma barbearia é o seguinte: quatro cadeiras de barbeiro, sendo uma trabalhada pelo dono do estabelecimento e as demais por outros profissionais. Uma maneira bem comum é a cessão da cadeira, instrumentos e materiais ao demais, que ficam com metade do valor e os outros 50% são do empreendedor.
Por ser um ramo de atividade que está ligado à beleza e higiene, é preciso que os profissionais, sejam eles donos ou não do negócio, estejam afinados com as tendências demonstradas nos padrões da moda.
Na barbearia, os serviços oferecidos são basicamente de barba simples, modelada, tintura, lavagem dos cabelos, cortes e hidratação.

Abrindo a barbearia

A pesquisa de mercado da barbearia já foi feita, o empreendedor reparou que existe uma demanda de uma determinada classe social que gostaria de usufruir de serviços como esse. Já traçado o perfil do cliente e o capital disponível àquele que quer abrir o negócio, é hora de abrir a barbearia.
Antes de qualquer coisa, é necessário estar em dia com a legalização da empresa, desde o CNPJ até mesmo as devidas autorizações dadas pela prefeitura para efetivação da atividade.
Já com tudo legalizado, é o momento de escolher o local onde ela funcionará.

Localização da barbearia

barbearia precisa estar em um lugar onde haja muita movimentação de pessoas, pois assim é possível angariar clientes somente pelo fato de estar ali em uma rua com bastantes pedestres. Além disso, é necessário também que ela esteja dentro do bairro onde mora o público-alvo, para que fique bem fácil a ele ir ao estabelecimento.
Estar próximo a pontos de ônibus, de metrô ou de qualquer transporte público também é um ponto a ser considerado ao escolher um lugar para colocar o negócio para funcionar, porque assim facilita o deslocamento de quem não tem como ir a pé. Esse aspecto está muito ligado ao tipo de cliente que será atendido: se for em sua maioria pessoas pertencentes a uma determinada classe social que não tem poder aquisitivo para ter carro, essa questão torna-se fundamental. É muito importante então estar perto do transporte público. No entanto se os clientes têm condições de ter carro ou se a maior parte da clientela possui, essa questão não é uma prioridade, e sim um amplo estacionamento, por exemplo. Portanto, os meios de transporte devem também ser levados em conta, mas antes disso, o perfil socioeconômico dos clientes dabarbearia.
Os serviços públicos também devem ser bem feitos na região escolhida, como luz, gás e água. Essa última, por exemplo, é fundamental para esse tipo de atividade e não deve faltar jamais.
O empreendedor também deverá conferir se existe algum impedimento no plano diretor da cidade para o exercício da atividade no local escolhido.

Como tornar a barbearia conhecida

Por se tratar de um negócio que tem um perfil mais bairrista, o ideal é que a publicidade feita seja realizada no próprio local, para que assim possa atingir o seu público-alvo de maneira eficiente. Colocar ímãs de geladeira em estabelecimentos como padaria, restaurantes, farmácias da localidade são bem interessantes, pois as pessoas que passam por tais lugares podem pegar e levar e para casa. Anúncios em jornais do próprio lugar também são ótimos  para umabarbearia.
O uso do letreiro na porta da barbearia varia conforme a cidade, sendo assim, é imprescindível obter informações junto à Prefeitura para saber se pode ou não colocá-lo, depois de quanto tempo e alguns detalhes que fazem parte do projeto urbanístico de cada município.

Dica de negócio para a barbearia

Por ser um local que deve se diferenciar dos grandes salões de beleza, é preciso que todos os envolvidos estejam a par do projeto: se a missão é tornar o local um tanto aconchegante e oferecer preços em conta, vale a pena contratar pessoas que já são conhecidas dos moradores do bairro, gente da própria localidade, isso porque os clientes poderão encontrar seus conhecidos lá ou pelo menos pessoas que já ouviram falar e também o empreendedor poderá ter a possibilidade de não gastar tanto bancando as passagens dos funcionários.
Outra orientação é quanto às atualizações que precisam ser realizadas constantemente. Essa é uma área que realiza sempre feiras, congressos e encontros, onde são discutidas as tendências mais recentes da moda do mundo da beleza. Sendo assim, o empreendedor não deve poupar dinheiro e precisa investir em conhecimento para que possa garantir muito sucesso no seu negócio.
Mesmo que não tenha muitas condições de pagar para todos os componentes da barbeariaparticipar dos eventos, que pelo menos um possa ir (pode ser o próprio dono) para passar adiante todos os conhecimentos aos demais.

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by:gustavo fundador

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